A equipe de Vigilância em Saúde de Ibiaçá realizou o terceiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2026. A ação contou com a participação da Agente de Endemias e das Agentes Comunitárias de Saúde.
O LIRAa é realizado para identificar a presença do mosquito Aedes aegypti e verificar possíveis locais com condições favoráveis à proliferação do vetor. Os dados coletados auxiliam no planejamento e direcionamento das ações de prevenção e controle de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Durante o ano, são realizados quatro levantamentos do LIRAa no município, permitindo o acompanhamento periódico dos índices e das condições encontradas nos imóveis visitados. O levantamento realizado agora corresponde ao terceiro do ano. O próximo está previsto para o mês de novembro.
A atuação conjunta das equipes de Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde integra as ações de monitoramento e prevenção desenvolvidas no município, contribuindo para a identificação de possíveis focos e para a orientação da população quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.
Administração Jones e Mig