Na manhã de terça-feira, 27 de maio, foi realizada uma Audiência Pública no Salão Nobre Municipal para a apresentação do Plano Plurianual (PPA). A exposição foi conduzida pela secretária de Administração e Finanças, Carine Teston Minotto.
O PPA é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo da gestão pública, com vigência de quatro anos. Ele define diretrizes, objetivos e metas da administração municipal, orientando a alocação dos recursos públicos em programas continuados e investimentos estratégicos.
Previsto na Constituição Federal de 1988, o Plano Plurianual tem como finalidade assegurar a continuidade das ações governamentais, mesmo em períodos de transição de mandato, promovendo maior eficiência e estabilidade nas políticas públicas. No âmbito municipal, sua elaboração é de responsabilidade do Poder Executivo, que deve encaminhar o projeto à apreciação da Câmara de Vereadores até o final de junho de 2025, garantindo o controle legislativo e a participação da sociedade.
Estiveram presentes na audiência, além da secretária Carine Teston Minotto, o vice-prefeito Migueli Durigon, os vereadores Keilor Basso (presidente da Câmara Municipal), Élvio Brasil, Josmar Vidal (Imã) e João Édio Rech, também o Assessor jurídico da Câmara de Vereadores, Frankling Spagnol, e representantes da Secretaria de Administração e Finanças e da Secretaria de Educação.
Após sua aprovação pela Câmara Municipal, o Plano Plurianual será disponibilizado no site oficial da Prefeitura e divulgado em matéria específica.