O Secretário Municipal de Obras e representante da Defesa Civil Municipal, Fábio Copatti, juntamente com as representantes do CRAS, a cadastradora Eliane Alves e a assistente social Isabete Ferreira, participaram, nos dias 15 e 16 de abril, do encerramento do Curso Básico de Proteção e Defesa Civil.
O evento foi realizado no auditório do Centro de Operações da Farmácia São João, em Passo Fundo, e marcou a etapa presencial da formação, promovida pela Casa Militar, por meio da Subchefia de Proteção e Defesa Civil e da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil – CREPDEC 2.
Durante o curso, foram ministradas disciplinas fundamentais para a atuação em situações de emergência, como: Gestão Integrada de Riscos e Desastres, Sistema de Avisos e Alertas, Comunicação de Riscos e Desastres, Monitoramento Hidro-Meteorológico e elaboração de Planos de Contingência Municipais.
A edição presencial contou com 226 participantes e teve a presença do Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Luciano Chaves Boeira, que interagiu com os presentes ao longo das atividades.
Fruto de uma parceria inédita entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Governo do Estado, a iniciativa teve como objetivo fortalecer a atuação dos profissionais que compõem o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (SIEPDEC). A formação foi estruturada em três módulos: o primeiro, presencial, realizado em Porto Alegre; o segundo, em formato de ensino a distância (EAD); e o terceiro, de caráter regionalizado, concluído em Passo Fundo.
O evento também reuniu coordenadores e coordenadores adjuntos municipais, assistentes sociais, secretários, prefeitos e vice-prefeitos de diversos municípios da região.
Fonte: CREPDEC 2