Com o apoio do Governo Municipal e de diversas entidades, o Santuário de Ibiaçá realizou, nesta segunda-feira (10), a 10ª edição da Caminhada Pe. Narciso Zanatta. A peregrinação homenageia a memória do sacerdote que, na década de 1950, instituiu as romarias em devoção a Nossa Senhora Consoladora.
Assim como nos anos anteriores, a caminhada percorreu um trajeto de nove quilômetros, com início no Trevo das Três Porteiras – entroncamento da ERS-467 com a ERS-126 – e término em frente ao Santuário. O evento ocorre anualmente no dia 10 de fevereiro, data em que Pe. Zanatta chegou a Ibiaçá, em 1952, iniciando as peregrinações marianas na região.
O Governo Municipal apoiou a caminhada fornecendo transporte e organizando a logística dos ônibus, que partiram do Santuário a partir das 17h. O início da peregrinação ocorreu às 18h, reunindo um número crescente de fiéis a cada edição.
A Caminhada Pe. Narciso Zanatta refaz simbolicamente parte do percurso do sacerdote e antecede a Romaria de Nossa Senhora Consoladora, que, neste ano, será realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro, celebrando sua 73ª edição.
Criado em 2015, o evento tem sido realizado anualmente, com exceção de 2021, quando foi suspenso devido à pandemia.
Fotos: Belchyor Teston