A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou na noite de terça-feira (19), no Salão Nobre Municipal, uma reunião com as famílias participantes do Programa Bolsa Família, do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e as cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).
A Secretária Dalila Teston Capra destacou a importância de os beneficiários cumprirem as condicionalidades estabelecidas pelo poder público para permanecerem nos programas. Entre essas condicionalidades, estão o acompanhamento do cartão de vacinação, a garantia do cuidado com a saúde, o crescimento e o desenvolvimento das crianças, além de assegurar que os integrantes na faixa etária exigida estejam matriculados e apresentem boa frequência escolar mensal. A secretária também ressaltou a relevância da participação em programas sociais oferecidos pelo município.
As representantes do CRAS – a Coordenadora Francieli Favaretto, a Assistente Social Isabete Ferreira e a Psicóloga Letícia Copelli Copatti – explicaram que a reunião teve como objetivo fornecer informações sobre o Programa Bolsa Família, o funcionamento do Cadastro Único, a necessidade de atualização cadastral e o cumprimento das condicionalidades exigidas. Além disso, apresentaram as atividades desenvolvidas no CRAS.
Durante o encontro, foram levantados diversos questionamentos por parte dos participantes, como dúvidas sobre os valores recebidos, procedimentos para mudança de titularidade do cartão e transferências de famílias para outras cidades. Todas as questões foram esclarecidas pelas equipes presentes.
O evento contou com a presença de mais de 70 pessoas, incluindo a responsável pelo cadastramento no CadÚnico, Eliane Alves, e o Diretor da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, Willian Biondo. Ao final da reunião, foi servido um coffee break para os participantes.