Por mais de uma semana, a comunidade de Ibiaçá tem se unido em um esforço conjunto para ajudar as cidades impactadas pelas chuvas. Entidades e autoridades públicas estão colaborando em uma iniciativa que já resultou na arrecadação de milhares de itens para doações.
Sob a liderança da Defesa Civil Municipal, em parceria com a Prefeitura e diversas entidades locais, incluindo as Igrejas Batista, Igreja Católica e Igreja Evangélica, JCI, LEO Clube, Escoteiros, Gaiolama e Cursilho, além do Sindicato Rural e Acisai, a campanha de arrecadação de doações tem ganhado destaque e adesão na comunidade ibiaçaense. Os pontos de coleta estão localizados no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Consoladora, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus e na Igreja Batista, recebendo uma variedade de itens, desde produtos básicos de higiene e limpeza até alimentos não perecíveis, roupas de cama e cobertores. Esses locais realizam o recebimento, triagem e encaminhamento das doações.
As doações já estão sendo distribuídas para as vítimas em cidades do Vale do Taquari, como Roca Sales, Muçum e Encantado, além de serem encaminhadas para os centros em Passo Fundo para transporte aéreo.
Cristiane Both Pizinatto, coordenadora da Defesa Civil de Ibiaçá, enfatiza que todas as doações são bem-vindas, e que os itens mais necessários são divulgados regularmente, facilitando a logística para doadores e organizadores.
Andrieli Balansin, coordenadora Adjunta da Defesa Civil Municipal, destaca: "No momento, estamos concentrados na arrecadação de itens essenciais, como produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos não perecíveis".
Na semana passada, alguns grupos de voluntários se deslocaram para ajudar na limpeza das residências afetadas em algumas cidades. Outros grupos estão se organizando para prestar esse tipo de assistência, porém, devido à instabilidade do tempo e à previsão de chuvas, ainda não foi definida uma data específica para o próximo deslocamento.
Para aqueles que desejam contribuir, os materiais podem ser entregues nos pontos de coleta:
Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Consoladora e na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, das 8h às 18h.
Ibiaçá Solidário pelo RS