Dar visibilidade ao tema é o principal objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU) ao designar o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Este ano, a campanha tem como tema "Autismo, Valorize Capacidades".
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), classificado como um dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, se caracteriza por dificuldades na comunicação, interação social e padrões de comportamento restritos ou repetitivos. Ele pode variar em grau de leve a severo. O diagnóstico do TEA se baseia em dois critérios principais: déficits na reciprocidade socioemocional (incluindo comunicação não verbal e interação social) e presença de comportamentos restritos ou repetitivos. Pessoas com TEA podem enfrentar desde desafios leves de socialização até necessidade de cuidados ao longo da vida, e até mesmo deficiência intelectual.
Nos últimos dois anos, o município, por meio da Secretaria da Saúde, estabeleceu parcerias para o atendimento de crianças com TEA em quatro clínicas da região, um marco inédito no município. Essas clínicas estão localizadas em cidades vizinhas, sendo duas em Passo Fundo, uma em Tapejara e outra em Sananduva. Desde 2023, a Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza cordões de identificação para pacientes com doenças não visíveis, incluindo o Autismo.
O secretário de saúde, Migueli Durigon, enfatiza a importância de oferecer estrutura, apoio, amor e carinho às pessoas com TEA e seus familiares. O Autismo não é uma doença, mas sim um distúrbio, e é crucial promover uma maior compreensão sobre o assunto no dia a dia.