Dermatologista alerta sobre câncer de pele

Publicado em 07/11/2018, Por Assessoria de Imprensa

Mais uma atividade do Novembro azul, aconteceu nesta quarta-feira (7), em Ibiaçá. A palestra sobre Câncer de Pele, foi ministrada pelo médico dermatologista Rafael Ragnini, que abordou a importância da prevenção do câncer de pele.

O médico alertou que todas as pessoas podem desenvolver câncer de pele, porém existem algumas características que as tornam  mais vulneráveis. "Pessoas com sardas, tons de pele clara, com histórico familiar de câncer de pele ou melanoma ou que tomaram muito sol ao longo da vida, sem proteção solar, têm um risco aumentado para câncer de pele, devido à exposição solar desprotegida, causando alterações celulares que podem levar ao câncer", destacou Ragnini.

O médico informou os tipos de câncer, como identificar as manchas, alertou os participantes para alguns cuidados que se deve ter como o horário de exposição ao sol. "O uso de filtro solar adequado, roupas com proteção UVA, autoexame de pele que consiste em identificar possíveis manchas e lesões que surgem na pele são hábitos que ajudam na prevenção", disse o médico.

Para a secretaria da Saúde, Evandra Rossi, a prevenção é fundamental. "As pessoas devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS),  para realizar os exames, a prevenção deve acontecer o ano todo", observou Evandra.

A palestra aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Ibiaçá.

 

Redação: Fonte Agência de Jornalismo