Município apoia famílias que atuam na bovinocultura de leite em Ibiaçá

Publicado em 26/07/2018, Por Assessoria de Imprensa

A bovinocultura de leite ibiaçaense está ganhando novos investimentos. Produtores de leite há mais de 25 anos, o casal Magda e Rosalino Boff, residentes na comunidade de Paiol da Várzea estão construindo um pavilhão de 940m² com capacidade para acolher 50 vacas em lactação no sistema compost barn que melhora os índices produtivo e sanitário do rebanho.

 

Hoje, a família trabalha com 30 animais em lactação e na primeira fase do projeto vai passar para 44 animais podendo chegar a 50. Dona Magna, acredita que o sistema irá ampliar a produção tendo em vista as condições de alimentação nutricional e bem-estar dos animas. Hoje as vacas em produção chegam a 26 litros por dia no sistema a pasto e silagem. Com o novo método a média será de 33 litros/vacas, chegando a 1400 litros/dia. “É muito trabalho e esforço. Estamos ansiosos para ver concluída a obra e agradecemos o apoio da Prefeitura na terraplanagem”, disse Magda em entrevista à assessoria de imprensa do município. A família fará investimento de R$ 260 mil no sistema.  

Também na comunidade de Paiol da Várzea, na propriedade de Luiz Carlos Foss, será ampliada a produção de leite. Foss está visitando fazendas para conhecer outros sistemas. Ele ainda não definiu qual irá adotar mas prevê investimento de mais de R$ 700 mil. Pretende trabalhar com 50 animais em lactação. Na semana passada a prefeitura concluiu a terraplanagem em auxilio ao produtor.  

Conforme dados da Emater, Ibiaçá conta com 200 produtores de leite a grande maioria da agricultura familiar. Capta cerca de 1 milhão de litros/mês. Utiliza boa tecnologia e tem média entre 15 a 20 litros de leite/dia/vaca. 

 

 

Redação e fotos: Fonte Agência de Jornalismo