Ibiaçá intensifica combate do mosquito da dengue

Publicado em 26/04/2018, Por Assessoria de Imprensa

No mês de maio, será realizado o segundo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) no município de Ibiaçá. Serão vistoriados e coletadas amostras em cerca de 20% das residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios.

Ibiaçá atingiu risco médio da epidemia no mês de março. Dentre 62 municípios da 6°Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), 16 apresentam risco médio e dez estão com alto risco.

O monitoramento em Ibiaçá está sendo intensificado. De acordo com a agente de Endemias da Secretaria de Saúde, Anaqueli Pegoraro, a maioria das larvas que foram coletadas para amostra estavam em reservatórios de água de chuva e utensílios pequenos com água parada. “Pedimos às pessoas que colaborem observando e vistoriando possíveis locais onde possa se proliferar o mosquito. Somente com a ajuda de todos poderemos fazer este enfrentamento”, diz Anaqueli.

 

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti e é uma doença viral que se espalha rapidamente. A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação.

Os sintomas que identificam a doença são fortes dores de cabeça, dor no corpo, mal estar, dor nos olhos. Um exame de sangue pode ajudar no diagnóstico.

 

Redação: Fonte Agência de Jornalismo