Delegados do DA são empossados em Ibiaçá

Publicado em 21/03/2018, Por Assessoria de Imprensa

Abrir orçamento, discutir com a comunidade, eleger e executar melhorias que fazem a diferença no dia-dia dos cidadãos de Ibiaçá. Este é o objetivo do Programa Diálogo Aberto (DA), iniciado em 2017 pela atual administração e que está em andamento neste ano.  Nesta terça-feira à noite (20/03), aconteceu no Centro Cultural, a posse dos Delegados eleitos nas assembleias do DA.

O coordenador do DA, Rosemir Rossi, agradeceu os 52 delegados que representam as comunidades do interior, bairros e centro da cidade. “Esta é a terceira etapa do DA. Em 2017 promovemos as assembleias identificando e votando as prioridades de cada comunidade e bairro. Agora é hora de encaminharmos essas demandas para que saiam do papel”, disse o coordenador.

Para 2018, a previsão orçamentária de Ibiaçá é de R$ 28 milhões. Para o prefeito Claudiomiro Fracasso, abrir a peça orçamentária e discutir com a comunidade os recursos é uma maneira de investir no lugar certo.  “Nossa intenção é dar total transparência no trato com a verba pública e discutir com a comunidade onde aplicar”, disse o prefeito.

De acordo com a assessora Jurídica de Ibiaçá, Jéssica Stefani, para receberem o auxílio as comunidades precisam de CNPJ. Os delegados forma instruídos a procurarem ajuda junto à prefeitura para o encaminhamento dos convênio. “É uma necessidade que a legislação prevê. Vamos juntos encontrar o melhor caminho para efetivar o repasse do recurso público. O programa valoriza muito o princípio de transparência e da eficiência para que todo o coletivo seja contemplado”, disse Jéssica.

Da comunidade de São Ricardo, o agricultor Jaques Petroli, disse que a comunidade precisa de melhorias no piso do salão, ampliar a patrulha agrícola e manter as estradas em boas condições. Edegar Scariot é delegado da comunidade de Secção Maito, que elegeu a ampliação e reforma da casa de carnes como prioridade.

Claudete Canali da comunidade de Araçá Alto, disse que a demanda eleita é a restauração de uma antiga escola transformando-a em vestiários e banheiros. “É um lugar de bastante visitação, jogos esportivos, recreação. Seria bem reaproveitado este espaço”, comentou.

O ex-prefeito de Vacaria, Elói Poltronieri, ajudou na elaboração do regimento do programa. Para ele, o atual momento é de recursos escassos. “É preciso ser sincero falar a verdade para a população do que é possível ser feito”, disse ao parabenizar os delegados por estarem se dispondo a fazer um serviço social gratuito mas de muita responsabilidade.

A próxima reunião dos conselheiros delegados está marcada para o dia 05 de junho de 2018.

Comunidades e Bairros participantes:

Araçá Alto

Araçá Baixo

Butiá Alto e Baixo

Campinas

Linha Campos

Divino Marques

Secção Maito

Navegantes

Paiol da Várzea

Rio do Meio

Rio Telha

Santa Bárbara

Santa Terezinha

Tres Pinheiros

Secção Fracasso

Vila Vitória

Divino Faxinal

São Francisco

São Ricardo

Assentamento

Centro

Bairro Coohasa

Bairro Pró Morar

Bairro Vila Nova

 

Redação: Fonte Agência de Jornalismo