Seminário de leite debate dificuldades e carências do setor

Publicado em 07/12/2017, Por Assessoria de Imprensa

Agricultores e entidades participaram na quinta-feira, 07, do Seminário de Leite, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf), Secretaria de Agricultura de Ibiaçá e Cooperativa de Laticínios Ibiacaense (Coolati).  O evento aconteceu no Centro Cultural e teve como tema “A conjuntura e perspectivas da cadeia leiteira na agricultura familiar”.

 De acordo com o painelista, assessor de direção da Unicafs/RS, Neri Pies, o objetivo foi apresentar para os participantes alguns fatores que influenciam no preço do produto. “O Brasil triplicou a importação de leite em 2016 comparando com 2014, influenciando na queda do valor pago aos produtores brasileiros, além disso, faltam políticas públicas que valorizam a produção leiteira no país”, evidencia Neri, indicando que uma das alternativas é realizar movimentos de fortalecimento da cadeia produtiva “É preciso que os agricultores se reúnam com entidades de seus municípios promovendo debates que possam mudar as políticas públicas a favor do setor” afirma ele.

Os dados mostrados por Pies no evento, apontam que a baixa do preço pago aos produtores tem afetado o comércio de Ibiaçá, que deixa de circular por ano aproximadamente R$ 3,5 milhões.

O médico veterinário, Alexandre Medonça, expos modelos de produção e alternativas, para que os participantes possam aumentar produtividade e qualidade do leite.

Durante o seminário também foram apresentados meios de realizar análise de custo de produção e modelos de pastagens que proporcionam melhor resultado no ramo do leite.

Redação: Fonte Agência de Jornalismo