Novembro Azul vai incentivar a prevenção das doenças masculinas

Publicado em 30/10/2017, Por Assessoria de Imprensa

Depois do Outubro Rosa mobilizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama e promover a saúde das mulheres, chegou a vez dos homens. No mês de novembro são realizadas campanhas mundiais que conscientizam os homens, sobre a importância da prevenção de diferentes doenças, em especial o câncer de próstata.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

O governo de Ibiaçá, através da Secretaria de Saúde, vai estar realizando ações no mês de novembro com o objetivo de fortalecer a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A campanha tem como tema “Novembro Azul - Saúde do homem: “A prevenção é o melhor caminho”.

Confira a programação:

 04/11

 Treinamento para profissionais de saúde, técnicas para atendimento em situações de emergência pela empresa Listo de Erechim. Local: Fundação Hospitalar Ibiaçaense.

09/11

 7h30:  Formação com profissionais da saúde na UBS.

10/11

14:00: Palestra “Cuidados fundamentais com sua saúde” para homens e mulheres com a cardiologista Maria do Rosário Ferronatto Martins. Local: Salão Nobre da prefeitura.

 14/11

8h30:  Atividades físicas com prof.ª Lelei Capra na academia de saúde ao ar livre.

 21/11

13h30: Palestra “Cuidados e prevenção em saúde para homens e mulheres” realizada por profissionais do Senac.Salão Nobre da prefeitura.

24/11

19h: Palestra “Saúde do homem” com o urologista Clodoaldo Oliveira da Silva. Local: Salão Nobre da prefeitura.

 25/11

7h30: Atendimento especial individual aos homens participantes da campanha Novembro Azul, com urologista Clodoaldo Oliveira da Silva, na UBS sede.

06 e 20 de novembro das 16h às 18h30 e 16 e  23 de novembro das 10h às 11h30: OBS: Consultas para homens acima de 45 anos, serão realizados exame de PSA gratuitamente. Haverá orientações com os profissionais da saúde e entrega de brindes.

29/11

Encerramento das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Das 13h às 17h: 2ª Feira de Saúde - “A saúde, prevenção, motivação e qualidade de vida”. Com atendimentos, serviços e orientações. Local: Em frente a UBS.

Realização: Governo de Ibiaçá através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente.

Apoiadores: LEO  Clube, Sintraf – Coletivo de  Mulheres, Emater Ascar/RS, JCI de Ibiaçá e Senac.

Redação: Fonte Agência de Jornalismo