Encerrada vacinação do HPV para pessoas de 15 a 26 anos

Publicado em 05/09/2017, Por Assessoria de Imprensa

A Secretaria de Saúde do Estado comunicou nesta semana que está encerrada a vacinação do HPV para as pessoas entre 15 a 26 anos. A ampliação da idade da vacina aconteceu em agosto.

 No entanto o Governo Estadual determinou que sejam apenas vacinados meninos de 11 a 15 anos incompletos e meninas de 9 a 15 anos incompletos.

A ampliação da faixa etária foi determinada pelo Ministério da Saúde para evitar o desperdício, já que havia lotes da vacina nos municípios que as doses venceriam no fim de agosto. A vacinação voltou para a idade normal pois novas doses, com validade maior, foram recebidas.

A imunização é oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, considerada a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens, protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

 

Redação: Fonte Agência de Jornalismo