Agricultores comemoram 50 anos do Sintraf Ibiaçá

Publicado em 24/07/2017, Por Assessoria de Imprensa

Os 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Ibiaçá foram comemorados com um encontro de associados que reuniu mais de 350 pessoas no último sábado (22/07).

O evento aconteceu no Salão Paroquial de Ibiaçá com celebração e muita simbologia, resgatando a trajetória da atuação sindical, as mobilizações em defesas dos direitos, as principais conquistas como aposentadoria, auxílio maternidade, seguro agrícola, avanços na habitação rural. Alguns mártires que até hoje inspiram a luta foram lembrados e suas imagens conduzidas em meio ao público. Chico Mendes, Dom Oscar Romero e Margarida Maria Alves, assim como centenas de pessoas morreram em defesa da justiça e da igualdade.

O prefeito Claudiomiro Fracasso e o vice-prefeito Angelo Golin, fizeram a entrega de uma placa em nome da municipalidade pelos relevantes serviços que o Sindicato tem prestado à sociedade ibiaçaense. “A sementes que frutificaram e está aí uma entidade forte. Que luta por melhore condições e junto com os agricultores conquistaram políticas públicas, voz ativa, é reconhecida

O prefeito destacou a força da agricultura no município, sua relevância econômica e social e o aporte que o Sindicato tem dado nestes anos todos aos agricultores. “O Sindicato é uma ferramenta na mão dos agricultores. Muitas vitórias houveram mas devemos continuar assegurando nossos direitos”, ponderou o prefeito, em relação às reformas trabalhista e da previdência.

O evento foi de homenagens e de emoção. Familiares e sócios fundadores que estiveram presentes assim como ex-presidentes, membros de diretorias receberam troféu em reconhecimento e gratidão pelo trabalho empenhado à organização.

Representantes de cooperativas, da Emater e coordenadores da Fetraf/Sul e a prefeita de Santa Cecília do Sul Jucene Peruzzo, também prestigiaram o aniversário ressaltando a força sindical e momentos marcantes vividos ao longo do cinquentenário.

Para o presidente do Sindicato, Nilvo Cecchin, a data celebra a união dos agricultores. “Relembramos a nossa história desde a fundação, a conquista da sede, as lutas em busca de políticas públicas que fazem com que o município também cresça junto. É um dia ímpar”, registrou o líder sindical.

Após a cerimônia, aconteceu um almoço de confraternização e apresentações culturais.

 

Redação: Fonte Agência de Jornalismo

Foto de Capa: Matheus Pelin