Secretaria de Saúde promove primeiro “Mamaço”

Publicado em 18/07/2017, Por Assessoria de Imprensa

O evento foi promovido pela Secretaria da Saúde e a Equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) nesta segunda-feira (17/07), no Salão Nobre da Prefeitura.

 A iniciativa celebra a Semana Mundial de Aleitamento Materno que acontece de 1º a 7 de agosto e incentiva a amamentação materna nos primeiros meses de vida.

Foram realizadas orientações sobre posicionamento adequado do bebê durante a amamentação e as influências na fala. A fonoaudióloga Genyana Peliser destacou que amamentar significa preparar para falar. “O aleitamento materno promove o crescimento osteomuscular harmonioso, equilíbrio da musculatura oral, arcadas dentárias, da língua além de estimular a respiração nasal. As estruturas envolvidas no ato de sugar são as mesmas utilizadas mais tarde para mastigar e falar”, enfatiza Genyana.

Para a enfermeira Elisangela Golin Capra, a criança deve ser amamentada com leite pelo menos até os dois anos ou mais pois há muitos benefícios. “Não é difícil entender como a amamentação é fundamental para a saúde da criança”, argumenta.

Participaram do encontro gestantes e mães que estão amamentando. O prefeito Claudiomiro Fracasso, o vice-prefeito Angelo Golin e a secretaria de Saúde de Meio Ambiente Evandra Rossi, parabenizaram a equipe pelo trabalho e organização do evento.

Também foram oferecido serviços de beleza gratuito as participantes, sorteio de brinde e coffe break.

“A Hora do Mamaço”

A expressão surgiu na França em 2006, em uma reunião de mães que tiveram a ideia de amamentar simultaneamente seus bebês em um grande encontro nacional.

A semana Mundial do Aleitamento Materno faz parte de história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Nos primeiros seis meses de vida, deve ocorrer aleitamento materno exclusivo, sem complementação de nenhum alimento.

Redação: Fonte Agência Jornalismo