Dia histórico em Ibiaçá: Governo lança Diálogo Aberto

Publicado em 01/07/2017, Por Assessoria de Imprensa

Nesta sexta-feira, dia 30/06, aconteceu um momento especial para o município, o Centro Cultural Ângelo Schenatto deu lugar à voz da população. O Programa Diálogo Aberto foi lançado com presença expressiva de lideranças da comunidade, autoridades locais, regionais e estaduais. O ex-governador do Estado, Olívio Dutra, foi um dos painelistas sobre o orçamento participativo.

 

O prefeito Claudiomiro Fracasso agradeceu a presença dos representantes das 21 comunidades que integram o interior do município e dos quatro bairros da cidade. “Se tivermos a participação e mobilização da comunidade, teremos muito mais êxito no governo”, afirmou o prefeito ao mencionar que atuação crítica e honesta dos cidadãos vai contribuir decisivamente para tornar o município um lugar melhor para se viver, evitando demandas isoladas e favores, que prejudicam a cidadania.

Em seu painel, Olívio Dutra defendeu que o debate deve deixar claro à população as receitas e despesas. “Precisamos dar clareza. É como se fosse uma radiografia do município. A forma de funcionamento, os impostos que arrecada e como a comunidade deseja que os recursos sejam investidos. O orçamento participativo, tem que fazer valer o interesse público, não pode vender ilusões, tem que ser realista”, defendeu Dutra. Por fim, disse que a discussão do orçamento possibilita a construção de políticas coletivas e aperfeiçoa a democracia.

 O Diálogo Aberto (DA) será coordenado por Rosemir Rossi juntamente com uma comissão especial integrada por Mauro Baschera, Mariane Schvvingel e Jessica Stefani. " Nossa proposta é envolver cada liderança do nosso município, urbanas e rurais. Num segundo momento todas as pessoas serão convidadas para discutir o orçamento municipal", disse Rossi.

O Programa Diálogo Aberto é uma forma de participação popular na elaboração, definição e fiscalização dos atos do Poder Executivo Municipal. O vice-prefeito Ângelo Golin reiterou que toda a comunidade terá oportunidade e voz para ajudar o governo a construir ações que contemplem a coletividade.

Elói Poltronieri, trouxe sua experiência aplicada em Vacaria quando prefeito. Para ele a iniciativa de Ibiaçá é corajosa e audaciosa. “Num momento de crise econômica, abrir o espaço para discutir o orçamento representa transparência total do governo. O dinheiro não é do prefeito e sim da comunidade e é por este motivo que as pessoas devem escolher o que é mais importante com o recurso que tem. Parabéns à comunidade de Ibiaçá. Gestão pública tem que mostrar onde está indo o dinheiro”, argumentou Poltronieri.

Encaminhamentos

A comunidade vai receber o regimento interno impresso e um cartaz com o calendário das pré-assembleias. Na próxima terça-feira, 04/07, as reuniões iniciam em Araçá Alto às 13h30 e no Araçá Baixo às 15h.

Na quinta-feira (07), nas comunidades de Butiá Alto às 13h30 e em Rio do Meio às 15h.

As pré-assembleias vão até agosto passando por todas as comunidades e bairros.

 

 

Redação Fonte Agência de Jornalismo