Saiba mais sobre a doença de Chagas

Publicado em 28/06/2017, Por Assessoria de Imprensa

A Doença de Chagas (DC) é uma antropozoonose causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Na ocorrência da doença, observam-se duas fases clínicas: uma aguda, que pode ou não ser identificada, podendo evoluir para uma fase crônica caso não seja tratada com medicação específica. 

A transmissão é de contágio indireto, pois necessita de um vetor – o barbeiro ou Chupão. Existem mais de 300 espécies deste inseto que podem transmitir a doença. Dentre elas podemos destacar o Triatoma infestans, Rhodnius prolixus e Panstrongylus megistus.

A transmissão acontece após sugar o sangue da vítima, o inseto defeca na pele, eliminando os protozoários. Quando o indivíduo coça o local ou se houver alguma ferida, os protozoários penetram na pele e caem na corrente sanguínea. A transmissão também pode acontecer através do sangue contaminado e durante a gravidez, onde a mãe passa o protozoário para o filho. Outra forma menos comum de transmissão da doença é pela ingestão de alimentos contaminados com o seu vetor ou seus dejetos triturados.

Os sintomas na faze aguda da doença, normalmente não existe sintomas aparentes. Quando presentes, os sintomas surgem de 5 a 14 dias após a picada do vetor e 30 a 40 dias nos casos de infecção por transfusão sanguínea. Os sintomas da fase crônica da doença só se manifestarão de 20 a 40 anos após a infecção original. Esses sintomas são: febre, mal-estar, inflamação dos gânglios linfáticos, e hepatoesplenomegalia (aumento do fígado e baço).

O tratamento é realizado com o uso do benzonidazo, distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em casos agudos e crônicos.

“A prevenção é o melhor remédio”, devem ser adotadas medidas para evitar que o inseto penetre nas casas e forme uma colônia. As frestas de telhados e paredes devem ser vedadas. Utilize mosquiteiros e telas para evitar que o inseto entre voando. No caso de utilização de alimentos in natura deve-se observar se os mesmos não estão contaminados.