Conferência debate a atenção integral da saúde das mulheres

Publicado em 11/05/2017, Por Assessoria de Imprensa

A Conferência realizada na quinta-feira (11/05), no Salão Nobre da Prefeitura teve como tema “Saúde das Mulheres: Desafios para integralidade com Equidade”.

A 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher foi cenário de debates, ideias e propostas para a continuidade da atenção integral a saúde da mulher.

Os eixos principais foram apresentados pelas enfermeiras Elisangela Golin, Gabriela Belvian e a representante do Fetraf Andréia Pizon Corso, que trataram as diretrizes para definir Políticas Estadual e Municipal de atenção integral à Saúde das Mulheres.

Os eixos temáticos debatidos foram a situação da saúde das mulheres e os determinantes econômicos, sociais e ambientais que levam ao seu adoecimento; políticas públicas para as mulheres e participação social; vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres, o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.

Logo após os participantes da conferência formaram 5 grupos para discussão dos eixos temáticos e elaboração de propostas com a coordenação da enfermeira Jussara Zanonatto.  As propostas auxiliarão na construção do plano municipal de saúde municipal e serão enviadas para as conferências estadual e nacional para construção dos planos e políticas de saúde.

 Para a secretária da Saúde e Meio Ambiente, Evandra Rossi, a conferência proporciona a oportunidade da participação feminina e da comunidade para eleger as demandas de ações e políticas públicas para melhorar qualidade de vida das mulheres.

Para encerrar as atividades foi servido um coquetel para as participantes.