Comitiva do Governo de Ibiaçá participa da 19ª edição da Marcha em Brasília

Publicado em 18/05/2016, Por Assessoria de Imprensa

De 9 a 12 de maio aconteceu em Brasília, a Marcha em Defesa dos Municípios. Gestores públicos municipais de todo o Brasil participaram, na terça-feira, dia 10, da 19ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento tem como tema "Desafios de final de mandato" e pretendia debater as dificuldades para o fechamento das contas das prefeituras.

Do Governo Municipal de Ibiaçá, participaram do evento o Prefeito Ulisses Cecchin, o Secretário da Administração, Finanças e Planejamento Joce Bergamin, o Vereador Claudio Copatti, e o Assessor Jurídico Márcio Pires de Lima.

Segundo o Prefeito Ulisses Cecchin, o objetivo maior dos representantes dos municípios que se fizeram presente na Marcha em Brasília era o de pressionar o Congresso para que aprovem favoravelmente o mais rápido possível os interesses dos municípios. “A pauta mais debatida estava relacionada ao Pacto Federativo, o qual, de certa forma, já teve certo avanço no Congresso quando a Comissão aceitou o Pacto. Desse modo, foi de grande valia ter participado da Marcha, pois os congressistas se comprometeram em votar, de modo favorável, e agilizar no Congresso as demandas a serem votadas”, ressalta o Prefeito Cecchin.

Ainda, conforme o Prefeito, a Marcha deste ano tratou de assuntos mais técnicos, que dizem respeito mais diretamente aos municípios. “Embora vivamos um momento politicamente difícil no país, a Marcha não focou na política, mesmo tendo, pela primeira vez, a participação do Ministro do STJ Gilmar Mendes”, comentou Cecchin.

Também, no dia 11 de maio, a Comitiva de Ibiaçá participou da reunião da bancada gaúcha, a qual durou quase três horas e contou com numerosa presença de deputados gaúchos. De acordo com o Prefeito Cecchin, os temas tratados foram mais específicos do estado do RS e de seus municípios.

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização realizada anualmente, desde 1998, que conta com a presença de mais de 5 mil participantes, em cada edição: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, e ministros. O Rio Grande do Sul, pelo segundo ano consecutivo, foi o Estado que mais representantes levou ao evento.