Colheita da soja atinge 95% e produtividade surpreende produtores.

Publicado em 13/04/2016, Por Assessoria de Imprensa

O Estado do Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor do país e deve alcançar, neste ano, 16,1 milhões de toneladas, cerca de 1 milhão a mais que no ano anterior.

Nesta semana, o Técnico do escritório da Emater/RS-Ascar do município de Ibiaçá, Moacir Antonio Curzel, informou que 95% da colheita da safra de soja já foi realizada nas propriedades rurais do município. Segundo dados, o Município de Ibiaçá tem, aproximadamente, 16.800 hectares plantados de soja, e a produtividade está calculada em torno de 3.840 kg por hectare, o que equivale a dizer que a produção atingiu, aproximadamente, 64 sacas/ha.

De acordo com o Prefeito Municipal Ulisses Cecchin, “a média-alta tecnologia utilizada nas propriedades fez com que esta safra fosse de alta produtividade, com excelente rentabilidade, que é o que os produtores precisavam, visto terem investimentos a serem pagos. Desse modo, posso dizer que os produtores estão satisfeitos e, dessa maneira, afirmar que teremos, em nossa cidade de Ibiaçá, um menor impacto diante da crise e das dificuldades que o país está atravessando”.

 O carro-chefe da economia do RS é a agricultura, a qual conduz e alavanca o progresso do Estado e, consequentemente, da região e dos municípios,  movimentando a economia. Nesse sentido,  o Prefeito Cecchin agradece a todos os agricultores, os quais, nas palavras do Prefeito, “desde o início do preparo do solo se dedicam para semear a melhor semente para se ter a melhor safra em produção, o que, com certeza, renderá ‘frutos’  e dividendos mais adiante, retornando ao município”.

Por fim, a Emater declara que as produtividades têm surpreendido positivamente, com os produtores colhendo quantidades acima do esperado, fazendo com que a média estadual seja revisada ao final da colheita.