Caminhada Pe Narciso Zanatta está consolidada, afirma vigário de Ibiaçá

Publicado em 12/02/2016, Por Assessoria de Imprensa

Mais de 300 pessoas participaram, na última quarta-feira (10), da segunda edição da Caminhada Pe Narciso Zanatta, em preparação para a 64ª romaria de Ibiaçá. O trajeto, de cerca de nove quilômetros, iniciou no Trevo das Três Porteiras e foi percorrido por devotos do município e de outras cidades da região que aderiram à procissão, ainda recente no planejamento do evento.

Criada no ano passado, a caminhada recorda o dia em que o idealizador da romaria, Pe Narciso Zanatta, chegou à Ibiaçá, em 1952. De acordo com o vigário paroquial do santuário, Pe Ilírio Guadanin, é um momento para lembrar que os ibiaçaenses também são romeiros. “O povo de Ibiaçá se envolve muito em atender os romeiros. E essa caminhada surgiu para lembrar que nós não apenas trabalhamos, mas também fazemos romaria. Fazemos nossa caminhada cristã. Manifestamos a nossa fé, nossa devoção a Nossa Senhora, nossa crença. E fizemos isso em comunidade, caminhando juntos, rezando, cantando”.

Para o sacerdote, o momento lembra, ainda, que a vida é passageira e deve ser vivida com dignidade. “Todos nós somos romeiros nessa vida. Ninguém é eterno e permanente nesse mundo. É uma caminhada que Deus oferece para que a gente construa a santidade e possa encontrar a misericórdia de Deus”.

Neste ano, a caminhada coincidiu com o início da quaresma, na quarta-feira de cinzas. Por isso, no término da procissão, no santuário, os devotos receberam a bênção com imposição das cinzas.

A segunda edição da caminhada teve, assim como no ano anterior, o apoio da Brigada Militar, da Polícia Rodoviária Estadual e da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou ambulância e água no decorrer do trajeto.

A 64ª Romaria a Nossa Senhora Consoladora acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro. Programação completa no site do Santuário.

 

Foto: Matheus Pellin - Studio Artes Fotográficas