Conferência territorial debate produção de alimentos em Ibiaçá

Publicado em 15/12/2015, Por Assessoria de Imprensa

Ibiaçá recebeu, nesta terça-feira (15), a 1ª Conferência Territorial de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), do Território Rural do Nordeste Riograndense. Cerca de 20 municípios da região enviaram representantes para discutir e elencar políticas públicas voltadas à Agroecologia e Agricultura Sustentável.

 

Com o tema “ATER, Agroecologia e Alimentos Saudáveis”, o encontro contou com painéis e trabalhos em grupos que serviram para nortear as atividades do dia.

De acordo com o Coordenador do Território Rural Nordeste, Sidimar Levandoski, a conferência buscou dialogar e avaliar, com as representações dos municípios, as políticas públicas que envolvem a agroecologia e a extensão rural. “Levantar ideias de como melhorar o acesso, o processo de execução dessas políticas. Vivemos um momento importante para a agricultura familiar, onde o mundo todo discute a questão ambiental. E, dentro desse contexto, está muito presente a produção de alimentos. Nosso objetivo é provocar o processo de diversificação da produção e garantir a sucessão das propriedades”.

Levandoski agradeceu a administração municipal e destacou a importância do município para o processo de avaliação do tema. “Temos que agradecer a oportunidade que Ibiaçá nos dá para dialogar. A administração municipal está sempre disposta para contribuir, ceder esse espaço, acolher a região e nos ajudar a fazer essa reflexão.“

Ao final da conferência, foram escolhidos seis delegados para levar as sugestões da região para a Conferência Estadual, que acontece em abril de 2016.