Mais agilidade para navegar: rede de fibra ótica será instalada em Ibiaçá

Publicado em 27/11/2015, Por Assessoria de Imprensa

Uma parceria entre o Governo Municipal e a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral) vai possibilitar que todos os ibiaçaenses tenham acesso a um sistema de internet mais rápido e estável. O Termo de Cooperação Técnica, assinado durante a cerimônia oficial de abertura da 12ª Expo Ibiaçá, na última sexta-feira (20), propõe a realização de estudos técnicos para implementação de rede banda larga, por meio de cabos de fibra ótica, nos perímetros urbano e rural do município.

 

O termo, assinado pelo prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin, e pelo administrador da Creral, Edilson Carlos Guzzo, faz parte do Projeto Cidade Digital, elaborado pelo Governo Municipal, e pretende otimizar os serviços de rede no município a partir da disposição de internet mais rápida e segura. O projeto contempla, ainda, a criação de um único servidor de rede central para atender todos os sistemas online da prefeitura.

A fibra ótica é um sistema de filamento flexível, produzido à base de vidro, que tem capacidade de conduzir luz, imagens e impulsos codificados com alto rendimento. Além de ser menor – com espessura semelhante a um fio de cabelo – e mais leve, a fibra ótica não oxida e não sofre interferência de ondas eletromagnéticas.

A partir da instalação do sistema de fibra ótica no município, será possível solicitar à operadora de internet a utilização da rede para qualificar o sinal e a estabilidade da navegação.

 

Fotos: Márcio Fernandes Fotografia