Ibiaçá em 100 anos: livro do cinquentenário, lançado na Expo Ibiaçá, começa antes da data de emancipação

Publicado em 25/11/2015, Por Assessoria de Imprensa

O antigo povoado de Nova Fiúme que, com a coragem e determinação de seus moradores, tornou-se Ibiaçá e passou a ser emancipado em 22 de novembro de 1965. Essa é a história contada no livro “História e Memórias do Município de Ibiaçá: 50 anos de emancipação político-administrativa”. Um projeto do Governo Municipal, elaborado para ser parte das festividades do cinquentenário e entregue à comunidade como registro histórico e presente da Administração.

Após ter sido lançado pela editora passo-fundense Saluz, na 29ª Feira do Livro de Passo Fundo (31/10 a 08/11), a obra foi oficialmente apresentada aos ibiaçaenses durante a cerimônia de abertura da 12ª Expo Ibiaçá, na última sexta-feira (20). São 402 páginas de pesquisas, imagens, entrevistas e coleta de informações que, agora, transformaram-se em um importante documento de conhecimento, estudo e pesquisas futuras.

Por cerca de dois anos, a Comissão Organizadora empenhou-se em buscar as informações necessárias para a construção da obra. Carina Copatti, Bruna Copelli e Andreia Telles percorreram as comunidades do município, conversaram com autoridades e lideranças de entidades a fim de enriquecer o conteúdo do trabalho.

De acordo com o prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin, o livro resgata e evidencia fatos marcantes do município. “Não podemos deixar que se percam no tempo alguns momentos que foram fundamentais para o desenvolvimento do nosso município. E é esse o objetivo dessa obra tão rica. Fazer memória e registrar acontecimentos que, muitas vezes, poderiam estar apenas na lembrança das pessoas que por aqui passaram. Esse livro não seria um documento tão importante caso não tivesse sido elaborado por uma equipe de pessoas competentes, dedicadas e comprometidas. E que são filhas de Ibiaçá”, salientou, destacando o trabalho realizado pelas organizadoras da obra.

Em cerimônia solene, o livro foi entregue pelo prefeito às organizadoras e será distribuído para todos que participaram da pesquisa. Além destes, a partir da próxima segunda-feira (30), o município inicia o trabalho de distribuição gratuita a todas as famílias de Ibiaçá.

Para receber o livro, basta passar na prefeitura e retirar.

 

Imagens: Márcio Fernandes Fotografia