Linda Ibiaçá nos 50 anos

Publicado em 21/11/2015, Por Assessoria de Imprensa

A Expo Ibiaçá está acontecendo com grande participação da comunidade local e regional. Uma grande festa para comemorar os 50 anos de Ibiaçá que comemora amanhã (22/11), 50 anos de Emancipação.

Os primeiros colonizadores italianos chegaram por volta de 1916. Mas contam que já moravam ali três caboclos, de origem africana. Para aproveitar os vastos pinheirais e facilitar a construção das casas instalaram a primeira serraria. Como todas as famílias eram católicas na época, em 1924 foi construída a primeira capela chamada de Santa Filomena.

Com o crescimento do povoado foram instalados um moinho, uma ferraria, uma pousada e uma casa de negócios. No dia 05 de maio de 1948, Nova Fiúme tornou-se distrito de Lagoa Vermelha e passou a ser chamado de Ibiaçá que, no dialeto indígena, significa Fonte de Água Cristalina.

Ao tomar posse como Vigário em 1952, o Pe. Narciso Zanatta logo introduziu a devoção a Nossa Senhora Consoladora, que se desenvolveu rapidamente e transformou a modesta igreja em um grande Santuário Mariano.

Com a emancipação de Sananduva, em dezembro de 1954, Ibiaçá deixa de pertencer a Lagoa Vermelha e passa a ser Distrito de Sananduva. Em 22 de novembro de 1965, Ibiaçá se torna município.

O governo da União nomeou o senhor José Antônio Pellin como Interventor Federal de Ibiaçá. Assim começou um novo município no Rio Grande do Sul, cheio de sonhos, uma terra de grandes potencialidades e de pessoas acolhedoras, trabalhadoras e de muita fé.

 

 

Fotos: Mateus Pellin