Cultura da soja é tema de palestra no 1º Fórum Agropecuário de Ibiaçá

Publicado em 21/11/2015, Por Assessoria de Imprensa

Discutir as oportunidades e os desafios que o setor agropecuário tem pela frente é fundamental para que se possa ter um bom desenvolvimento da atividade no campo. O 1º Fórum Agropecuário de Ibiaçá, organizado junto à 12ª Expo Ibiaçá, trouxe conhecimento aos produtores do município, estudantes do setor e profissionais da área. No pavilhão principal de eventos, o ciclo de palestras reuniu mais de 150 pessoas, na manhã deste sábado (21).

Ministrada pelo professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dr. Carlos Forcelini, a palestra "Controle de doenças de soja na safra 2016" destacou cuidados necessários com a lavoura para evitar perdas ao produtor. Comparando as safras dos últimos cinco anos, o palestrante ressaltou os prejuízos obtidos na produtividade em virtude de doenças que atacaram a cultivar.

Conforme Forcelini, o cuidado durante o cultivo da soja depende da harmonia entre todas as formas de tratamento. "Para que a soja não seja atacada, precisamos prestar atenção nas características que a planta adquire no decorrer do ciclo, produto utilizado para tratamento, condições, períodos de aplicação e intervalos entre cada uma."

Para o vice prefeito de Ibiaçá e coordenador do 1º Fórum Agropecuário, Claudiomiro Fracasso, o evento é uma oportunidade de levar o conhecimento da universidade até o produtor.  “Muitas vezes, nossos produtores não têm a oportunidade de frequentar uma faculdade, mas eles também são nossos professores. Quando pensamos a Expo Ibiaçá, tivemos a convicção que deveríamos direcionar, também, ao conhecimento. Uma expo não se faz só de shows, mas de informação. E o objetivo desse fórum é promover e compartilhar o conhecimento."

O 1º Fórum Agropecuário de Ibiaçá contou com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, Emater e Sintraf, Cooperativa Agrícola Nova Fiume – Coofiume e Cooperativa de Laticínios Ibiaçaense – Coolati.