Hortifrutigranjeiros garantem renda à Agricultura Familiar

Publicado em 19/12/2013, Por Assessoria de Imprensa

Abelhas que polinizam as flores, vertentes d’água e riachos que contornam a propriedade. Uma família feliz e trabalhadora. No interior de Ibiaçá, na comunidade de Araçá Alto, uma pequena área de terra dá lugar à diversidade da produção. Tomate, pepino, melancia, melão e repolho são cultivados num espaço de 10 mil m².

A agricultora Neusa, conta que os hortifrutigranjeiros lhe devolveram a esperança além de gerar renda e qualidade de vida. “Antes vivíamos somente da soja, milho e trigo. Achamos um jeito de se livrar das dívidas e melhorar o padrão de vida”, lembra.

As atividades iniciam às 6 horas da manhã e se estendem durante o dia. O trabalho no campo é revezado com os estudos, diz a menina Camila. Maríndia comemora a implantação de estufas neste ano. “A produção de tomates e pepinos vai dobrar. Cada muda de tomate pode render até 8kg”, revela.

Os produtos são comercializados na cooperativa de pequenos agricultores, Copervita em Tapejara. “Tudo o que é produzido aqui vendemos para a Copervita. Esta parceria já dura 14 anos”, diz o agricultor Valdecir Celso Zulian.

São 2 mil pés de pepinos e 4 mil pés de tomate. A renda mensal da família com esta atividade chega a dois salários por pessoa da família / mês.

Em busca de maior rendimento e manejo mais simples, a família encontrou em Caxias do Sul exemplos, informações e tecnologia. O sistema de estufas utiliza amarração em fitilho, canaletas, lona e sistema de gotejamento.

O adubo especial para o cultivo destas plantas foi adquirido em Nova Pádua, numa parceria com a Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Ibiaçá.

 

Texto e Fotos: Elaine Fontana - Assessoria de Imprensa | Governo de Ibiaçá.