Reconhecimento: Ibiaçá está entre os municípios mais transparentes do Estado

Publicado em 09/10/2015, Por Assessoria de Imprensa

Manter as contas em dia não é o único desafio dos gestores municipais: é preciso, também, deixar esses números claros para o cidadão. E Ibiaçá está entre os municípios mais transparentes do Rio Grande do Sul, segundo avaliação do Tribunal de Contas do Estado. A segunda edição do Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet listou 76 municípios, nos âmbitos Executivo e Legislativo, que melhor divulgaram as informações relacionadas às suas atividades.

 

Com base na metodologia do próprio TCE-RS, os sites foram avaliados entre os dias 1º e 14 de agosto deste ano. Entre os itens que receberam avaliação mais criteriosa, estão os relativos a registro de repasses ou transferências, dados específicos sobre o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras e transparência ativa das informações sobre licitações e contratos.

O Secretário Municipal de Administração, Joce Bergamin, agradeceu os servidores que atuam junto ao setor de contabilidade e ressaltou que a transparência é um compromisso assumido desde o início da gestão. “Estamos com o Portal da Transparência no ar desde o ano passado e já estamos colhendo os frutos. Sinal de que estamos cumprindo com o compromisso que assumimos ainda em 2009, de levar transparência com seriedade e compromisso aos nossos cidadãos. Estamos tendo esse reconhecimento do TCE, mostrando que somos um município que divulga seus dados, que presta conta do dinheiro que cada munícipe contribui. Todos que queiram saber como estão sendo investidos os recursos do município – e também de onde vêm esses recursos – podem acessar o nosso site. Temos todas as informações disponíveis”.

Desde 2011, com a aprovação da Lei de Acesso à Informação, os órgãos públicos devem mostrar, em fácil acesso nos seus portais, os dados financeiros da gestão – ação sujeita à apreciação do TCE.

A entrega do diploma para os gestores acontece no dia 20 de outubro, no Auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. Os resultados detalhados da pesquisa serão divulgados no ato da entrega da premiação.

Acesse o Portal da Transparência do Município de Ibiaçá.