MovimentoDoBolo: Ibiaçá participa de Ação Municipalista em Lagoa Vermelha

Publicado em 24/09/2015, Por Assessoria de Imprensa

A semana deve terminar mais cedo em praticamente todos os municípios gaúchos. Nesta sexta-feira (25), pelo menos 430 prefeituras do estado vão aderir ao Movimento do Bolo – uma ação municipalista, organizada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que alerta para a crise financeira dos municípios e chama a atenção para a divisão dos impostos arrecadados no país.

A orientação da Famurs é para que as prefeituras decretem ponto facultativo parcial ou integral e mantenham apenas os serviços essenciais.

A partir das 11 horas, os 18 municípios que pertencem à região nordeste do Estado estarão mobilizados no quilômetro 192 da BR 285, em frente ao trevo de acesso ao município de Lagoa Vermelha.

Com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o movimento exige um novo pacto federativo, que garanta uma divisão mais justa dos recursos e dê condições de trabalho aos municípios. Atualmente, apenas 18% do bolo tributário retornam para as prefeituras, enquanto os Estados ficam com 25% e a União arremata os outros 57%.

Em Ibiaçá, a prefeitura vai realizar apenas expediente interno. Serviços essenciais, como a saúde, serão mantidos.