Golaço Educativo: projeto de futsal ajuda na formação de crianças do município

Publicado em 21/09/2015, Por Assessoria de Imprensa

Por intermédio do esporte, o Governo Municipal busca integrar crianças e adolescentes de Ibiaçá para o desenvolvimento social. O Projeto Escolinha de Futsal Golaço Educativo ainda é novo, mas já está produzindo frutos importantes para as famílias contempladas com a ideia. Coordenado pelo professor de Educação Física Elenilton Boff, o projeto é gratuito e conta, atualmente, com dois times masculinos e um time feminino.

Na última semana, um jogo de integração com a escolinha de Charrua aumentou o entusiasmo dos integrantes. O encontro foi festivo e comemorou a inauguração de 50 conjuntos de uniformes – compostos por camisa, calção e meia – confeccionados com patrocínio de empresas locais. No final do dia, melhor para Ibiaçá: quatro vitórias; dois empates e apenas uma derrota.

Desde o mês de junho, cerca de 50 jovens – estudantes das escolas públicas do município – recebem instruções esportivas e formativas que valorizam o esporte, a educação e a cultura. Com treinos no ginásio do Bairro Vila Nova, o projeto é desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Lazer e contempla, na maioria, famílias de baixa renda.

Para participar do projeto, o jovem deve apresentar frequência escolar, ter boa avaliação em sala de aula e demonstrar interesse pelo aprendizado. Além dos treinos, que acontecem duas vezes por semana, os integrantes ainda têm a oportunidade de participar, mensalmente, de uma palestra sobre temas diversos, como drogas, higiene e qualidade de vida.

De acordo com o professor, a principal finalidade do projeto é formar cidadãos. “O projeto resgata muitas crianças da rua, muitas em condições de vulnerabilidade social, encaminha para a vida. Aqui elas não têm apenas futsal, mas encontram orientações educativas e indicações dos melhores caminhos a serem seguidos”.

O próximo compromisso das equipes deve ser no mês que vem, quando devolvem a visita aos charruenses. As empresas que patrocinaram os ternos foram Coofiume, Agrodanieli, Massas D’Rossi e Scar Artefatos de Cimento.