Missa celebra cultura gaścha

Publicado em 17/09/2015, Por Assessoria de Imprensa

A comunidade ibiçaense vivencia a Semana Farroupilha. Nas barracas construídas em madeira e lona no centro da cidade, as famílias se reúnem e confraternizam. A quarta-feira à noite (16), foi dedicada para momentos de orações. A Missa Crioula celebrada com Executivo, Legislativo, CTG, entidades e comunidade foi presidida pelo reitor do Santuário Nossa Senhora Consoladora, padre Edson Priamo.

O momento religioso homenageou os 50 anos de Ibiaçá e o padre Caetano Caon (in memorian). Versos e rimas, pedidos e agradecimentos ao Patrão Celestial. Os lenços do gaúchos chimangos e maragatos amarrados na Cruz simbolizando a paz e a união.

Nas ofertas, a representação da vida do gaúcho, os trajes, a vida campeira, as tradições. O laço, a espora, o freio, a chaleira, o lenço branco, os frutos da terra, o bom chimarrão tudo isso juntamente com o símbolo dos 50 anos de Ibiaçá.

Em sua homilia, padre Edson resgatou características das comunidades do interior e da cidade referenciando meio século de história de Ibiaçá. Peões e prendas, entidades irmanados num sentimento fraterno, agradecidos ao Divino Tropeiro Jesus.  

 

Assessoria de Imprensa Governo de Ibiaçá.

Fotos: Márcio Fernandes Fotografia.