Assembleia Municipal define áreas de preferência para Consulta Popular

Publicado em 28/07/2015, Por Assessoria de Imprensa

Atendendo ao que foi determinado na última Assembleia Regional do Corede Nordeste, o município de Ibiaçá realizou, nesta terça-feira (28), a Assembleia Pública Municipal, referente à Consulta Popular – orçamento 2015/2016. No encontro, que iniciou às 14 horas, no Salão Nobre da Prefeitura, foram definidos os projetos a serem defendidos pelo município em nível regional para o recebimento dos recursos. A escolha contou com a presença do prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin; Vice-Prefeito, Claudiomiro Fracasso; representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE), Luiz Carlos de Almeida; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Evandra Rossi; secretários e representantes de entidades municipais.

Para este ano, o Governo do Estado vai destinar apenas cerca de R$ 60 milhões para todo o Rio Grande do Sul, o que garante à Região Nordeste pouco mais de R$ 900 mil para serem divididos entre os 19 municípios. Do montante, um terço já está assegurado à educação e um terço à saúde, restando apenas uma parcela do valor para escolha da população, que pode elencar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia; Secretaria de Agricultura e Pecuária; ou Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo.

 

 

 

Na reunião, o grupo optou por defender, na área da saúde, um projeto regional que contemple a aquisição de uma UTI Neonatal Móvel e que atenda todos os municípios da região. Para a educação, o valor destinado para o município contempla as escolas estaduais e deve ser utilizado para aquisição de equipamentos e mobiliários. Já no que compete à escolha pela Consulta Popular, o município defende a destinação de verbas para a qualificação de parques agropecuários, na intenção de aplicar recursos no Parque Municipal de Rodeios.

A Assembleia Regional do Corede Nordeste acontece na próxima sexta-feira (31), em Caseiros, às 13h 30min. São delegados que representam o município o Prefeito Ulisses Cecchin; Representante do Comude, Luiz Carlos de Almeida e a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Evandra Rossi.