Corede Nordeste realiza assembleia em Ibiaçá para discutir Consulta Popular 2015

Publicado em 23/07/2015, Por Assessoria de Imprensa

Ibiaçá foi palco, na última segunda-feira (20), de uma Assembleia Regional do Conselho de Desenvolvimento (Corede) Nordeste, realizada no Centro Cultural. Praticamente todos os municípios que compõem a região enviaram seus representantes – a maioria prefeitos e vice-prefeitos – para discutir o destino dos recursos da Consulta Popular 2015.

Para este ano, o Governo do Estado vai destinar apenas cerca de R$ 60 milhões para todo o Rio Grande do Sul, o que garante à Região Nordeste aproximadamente R$ 900 mil para ser dividido entre os 19 municípios. Do montante, um terço já está assegurado à educação e um terço à saúde, restando apenas uma parcela do valor para escolha da população, que pode elencar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia; Secretaria de Agricultura e Pecuária; ou Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo.

De acordo com o prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin, que também é tesoureiro do Corede Nordeste, os municípios podem escolher projetos regionais para as áreas de educação e saúde, a fim de somar os valores recebidos por cada administração e possibilitar investimentos de maior valor. “Há uma possibilidade de fazermos um projeto de desenvolvimento regional, de uma forma que nós possamos, com o pouco, fazer bastante. Ou seja, com esse pouco recurso que nós temos para a região, fazermos um projeto que possa atender não apenas um município. É possível que as administrações organizem algumas demandas, dentro da área da saúde ou da educação, que possam contemplar a região como um todo”.

Na próxima terça-feira (28), às 14 horas, Ibiaçá realiza a Assembleia Municipal da Consulta Popular para escolher a área que irá defender no próximo encontro do Corede. No dia 31 de julho, sexta-feira, os municípios da região nordeste voltam a se encontrar em Caseiros, onde cada um vai apresentar a sua demanda para a Consulta Popular 2015.

Cecchin agradeceu a escolha de Ibiaçá para sediar a última assembleia regional e defendeu que o valor recebido, por menor que seja, deve ser valorizado e bem investido. “Agradeço a escolha de Ibiaçá para sediar a Assembleia Regional do Corede Nordeste, que tem como presidente o Hilton Nunes - encontro que discutiu os recursos da consulta popular 2015/2016. Nós temos que nos limitar a atender àquilo que a Consulta já direciona, mas é importante que venha recursos para o município. Neste momento em que estamos contando as moedas, todo o recurso que vir, será bem vindo e bem investido pela administração municipal”.