As Leis 10.693/03 e 11.645/08 e sua implementação no currículo das escolas de Ibiaçá: dia de formação

Publicado em 23/07/2015, Por Assessoria de Imprensa

Para analisar, refletir, redimensionar e compor o projeto “A cor da cultura afro-indígena” organizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município de Ibiaçá/RS cujo objetivo consistiu em inserir no currículo das Escolas de Educação Infantil CASULO Saule Pellin, Educação Básica Ricardo Durigon e estaduais Cecília Meireles e Adelaide Picolotto, participaram 70 pessoas entre Diretoras, professores e funcionários, assim como Secretária de Educação e Assessoras, para estudo redimensão e implementação do Projeto.

O momento-formação naquilo que concerne aos indígenas, contou com a participação do Cacique Kaingang que responde pela Comunidade do Carreteiro, Água Santa/RS desde 2002 – Valdir dos Santos Nunes. Com propriedade, conhecimento da causa, trouxe um vídeo como demonstração daquilo que “seu povo” vivencia e respeita. Palestrou durante a manhã toda, respondendo a todos os questionamentos pontuados em: organização da comunidade quanto à: saúde, crenças, medicina tribal, alimentação, cultura, ensino, agricultura coletiva e individual, lendas, entre outros aspectos.

São do Cacique Valdir as afirmações: “Eu gosto de ouvir a opinião do povo”. Também: “Não buscamos problemas, se chegarem a nós, resolveremos”. Ainda: "Não concordo que índios tirem de não índios terras que já estão sendo utilizadas para a produção". Colocou-se à disposição para receber alunos e professores, assim como trazer seus talentos voltados às artes para possíveis apresentações. Salientou que os estudantes dominam o português e o kaingang e até o Hino Nacional, entoam-no nos dois idiomas.

A tarde serviu para estudar o projeto, viabilidade de implementação em cada escola, discussão dos objetivos, suporte teórico, metodologia, ações ou possibilidades avaliativas, norteado pelo que preconizam a LDB, o PNE e as Leis acima referidas. Direções e professores assumiram o compromisso de fazer acontecer.

 

Texto e Imagens: Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Lazer