Biomunicípio Ibiaçá: equipe quer priorizar ações permanentes

Publicado em 07/07/2015, Por Assessoria de Imprensa

O projeto “Sustentabilidade e Meio Ambiente – Meu Biomunicípio: Ibiaçá” teve mais uma etapa de planejamento na manhã desta terça-feira (07). Em reunião realizada no Sindicato Rural de Ibiaçá, as entidades e órgãos municipais envolvidos com o projeto discutiram possíveis ações a serem desenvolvidas na comunidade, em vista de garantir o cuidado com a natureza. Diferente do mês anterior – quando a ação escolhida foi a distribuição de 300 mudas de árvores frutíferas – o grupo optou por estudar alternativas de ações permanentes para o município, que priorizem a conscientização da população.

De acordo com o técnico da Emater, Amauri Marmentini, é preciso trabalhar por setores, identificar os problemas e criar estratégias de trabalho. “Temos que perceber o que já está sendo feito e que está dando resultado e manter, mas também pensar de que forma podemos melhorar para termos um retorno ainda maior. Identificar responsáveis e delegar as funções, caso contrário, o município acaba assumindo uma função que não é sua. Precisamos criar estratégias focadas no problema, sem generalizar, dar condições para a comunidade cumprir com o que foi proposto e fiscalizar para que as ações sejam desenvolvidas. Dizer que está errado é fácil, mas tem de dar a alternativa”.

A Emater de Ibiaçá está trabalhando para catalogar as espécies de árvores da Quadra da Mata e o resultado será agregado às atividades do projeto. Outra sugestão é a elaboração de um folder com orientações sobre descarte do lixo e cuidados básicos com a natureza.

Com encontros mensais para definição das atividades que devem ser adotadas para o período, o projeto foi desenvolvido em caráter permanente e visa promover a educação ambiental através da sensibilização sobre a importância da sustentabilidade urbano-rural.