Entidades e Secretarias Municipais se unem em favor do meio ambiente

Publicado em 30/06/2015, Por Assessoria de Imprensa

Desde o começo de junho, o município de Ibiaçá desenvolve um projeto voltado à promoção da Educação Ambiental. Fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação; Agricultura; Obras; Saúde e Assistência Social, e das entidades Emater; Sintraf; Coolati e Paróquia Nossa Senhora Consoladora, o plano foi desenvolvido durante a Semana do Meio Ambiente – 01 a 05 de junho – e leva em consideração o descaso com a natureza e a necessidade de se promover o cuidado e a preservação.

O projeto “Sustentabilidade e Meio Ambiente – Meu Biomunicípio: Ibiaçá” propõe uma atividade mensal, definida e desenvolvida pelos grupos envolvidos no início de cada mês. Para a secretária de Educação, Aida Teston, a educação ambiental é um processo longo e precisa promover a mudança de hábitos de maneira espontânea. “Muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição, é preciso trabalhar situações que possibilitem à comunidade repensar propostas de intervenção na realidade em que se encontra. Favorecer a valorização da vida e, consequentemente, do meio, das comunidades, das famílias, ao nos comprometermos individualmente e como um todo em desenvolver a sensibilidade, com responsabilidade, o gosto e o amor pela natureza”.

As atividades em prol do meio ambiente iniciaram com a distribuição gratuita de 300 mudas de árvores nativas à comunidade. Na próxima terça-feira, dia 07, as entidades voltam a se encontrar para definir a próxima ação. Conforme a secretária de educação, a ideia para o mês de julho é promover o embelezamento da Avenida Eunice Basso Sager e do Campo Municipal. “Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade, não apenas ambiental, mas social, psicossocial, emocional, afetivo, econômico, familiar e comunitário”.