Secretaria da saúde intensifica combate ao mosquito da dengue

Publicado em 16/06/2015, Por Assessoria de Imprensa

Desde o mês de maio, quando o primeiro foco de larva do mosquito Aedes Aegypti – responsável pela transmissão da dengue – foi encontrado no município, a Secretaria da Saúde vem intensificando o monitoramento do caso. Com seis armadilhas instaladas, recentemente foram encontradas larvas em dois novos locais. Conforme orientação da Coordenadoria Regional da Saúde de Passo Fundo, esses locais recebem a chamada delimitação de foco, que consiste em, num raio de 300 metros, coletar novas amostras de larvas para análise laboratorial, além de fiscalizar terrenos e orientar seus proprietários sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

De acordo com a Fiscal Sanitária do município, Rafaela Teston, que coordena as atividades, o trabalho é realizado com o auxílio das agentes municipais de saúde e é fundamental para manter o controle da doença.

“Estamos visitando as casas próximas a esses dois locais para verificar se existe água parada. Nas residências onde nós encontramos situações que possibilitam a reprodução do mosquito, nós recomendamos que a água seja eliminada e o recipiente lavado com água e sabão. Mas nós precisamos da colaboração e compreensão de todos, porque a maioria dessas residências já foram visitadas outras vezes.”

No total, 10 profissionais, separados em três grupos, estão desempenhando esse trabalho no município. Rafaela destaca que os mosquitos encontrados ainda não estão infectados com a doença, mas que este é o primeiro passo para propagação da dengue.

“Mesmo que ainda não estejam infectados, o fato de já termos mosquitos no município nos coloca em situação de alerta. Temos que eliminar os criadouros, porque se não controlarmos agora, quando o mosquito estiver infectado fica praticamente impossível evitar o contágio”.

A orientação da secretaria é manter caixas d’água bem fechadas, não acumular entulhos, manter a calha limpa, armazenar garrafas com o gargalo para baixo, cobrir piscinas e trocar diariamente a água de bebedouros de animais.