Faustino Sasset: um pracinha brasileiro

Publicado em 08/05/2015, Por Assessoria de Imprensa

Em memória aos setenta anos da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial, o prefeito de Ibiaçá e presidente da Junta de Serviço Militar, Ulisses Cecchin, fez a entrega de uma placa em reconhecimento ao Pracinha Faustino Sasset, 2º Tenente Expedicionário das Forças Armadas. Considerado filho de Ibiaçá, Faustino defendeu o Brasil quando tinha 20 anos. A sua bravura e coragem como integrante da FEB, foi uma atitude inspiradora para a construção da consciência de defesa nacional da sociedade.

De acordo com o prefeito Ulisses Cecchin, nos 50 anos do município serão homenageados ilustres ibiaçaenses. “São cidadãos que marcaram nossa história prestando relevantes serviços para a construção do nosso município e da sociedade. O pracinha Faustino é um exemplo de bravura, força e coragem”, reiterou o prefeito.

A secretária da Junta de Serviço Militar de Ibiaçá Orlanda Maria da Silva Brunelli acompanhou a entrega da homenagem ao Pracinha Faustino e o cumprimentou. “Para nós da Junta de Serviço Militar é uma honra prestar este reconhecimento a Faustino pelos feitos em defesa da nação brasileira e dos países aliados”, destacou Orlanda.

Na história, o dia 08 de maio marca a rendição das tropas nazistas em Berlim, em 1945, colocando fim à Segunda Guerra Mundial. O Brasil lembra a data, pois neste confronto, havia tropas brasileiras realizando campanha nos campos de batalha da Itália, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

O Brasil enviou aproximadamente 25 mil homens para lutar nessa batalha. 

Assessoria de Imprensa Governo de Ibiaçá.