Prefeito Ulisses Cecchin participou da Assembleia Geral da Famurs

Publicado em 05/03/2015, Por Assessoria de Imprensa

O prefeito de Ibiaçá e presidente da Amunor, Ulisses Cecchin, participou da Assembleia Geral de Verão da Famurs que foi conduzida pelo presidente da Famurs, prefeito de Tapejara Seger Menegaz.

O evento aconteceu no litoral norte gaúcho nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro. Conforme Cecchin, os temas abordados no encontro relataram a real situação de crise financeira dos municípios gaúchos. As autoridades presentes no evento foram unânimes quanto à necessidade de revisão do atual pacto federativo.

Para o presidente da Famurs, Seger Menegaz, os municípios vivem a pior crise da história. "Nunca precisamos tanto da CNM", resumiu o presidente da Federação, ao alertar sobre a importância da Confederação Nacional de Municípios na luta municipalista.

O motivo da crise é o subfinanciamento de programas federais, principalmente, nas áreas de saúde e educação. "A União transfere responsabilidade aos municípios, mas não repassa os recursos", criticou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, sob aplausos, em seu pronunciamento. O assunto também foi abordado pelo ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, que defendeu a revisão do pacto federativo. Segundo Nardes, o maior entrave do Brasil é a estagnação econômica. "O grande problema do Brasil é que não estamos crescendo. Temos que refazer o pacto federativo e contemplar os municípios, senão teremos uma convulsão social no país", resumiu. O evento contou com a participação do governador José Ivo Sartori e dos ministros das Cidades, Gilberto Kassab, das Relações Institucionais, Pepe Vargas, e da Aviação Civil, Eliseu Padilha.