PROGRAMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL INICIA NO MUNICÍPIO, COM DUAS TURMAS E 20 ALUNOS

Publicado em 22/03/2024, Por Assessoria de Comunicação

O Programa Escola em Tempo Integral foi implementado este ano (2024) no município, na Escola Municipal de Ensino Fundamental – Cívico-Militar – Ricardo Durigon, com duas turmas, uma do 3º e outra do 4º ano do Ensino Fundamental I. No total, a iniciativa vai beneficiar 20 alunos, distribuídos nessas duas turmas. As aulas começaram em 19 de fevereiro de 2024, coincidindo com o início do ano letivo na rede municipal de ensino.

Ibiaçá aderiu ao Programa Escola em Tempo Integral em 2023. Desde então, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer vem trabalhando no planejamento e organização para sua implementação no município. As duas turmas funcionam em um turno no ensino normal e no contraturno mais três horas diárias, os cinco dias da semana.

As aulas do contraturno estão sendo ministradas pela Equipe da Edthec Vivências Criativas, coordenada por Taise Telles. O currículo visa preparar as crianças para os desafios da vida, oferecendo uma educação holística e integrada. O objetivo é desenvolver um currículo abrangente, que contemple o desenvolvimento cognitivo, emocional, social, digital e físico dos alunos, incorporando atividades diversificadas que promovam o desenvolvimento socioemocional, além de práticas envolvendo ciência, artes, atividades físicas, computação desplugada e desenvolvimento cognitivo.

Com a adesão ao Programa, o Município passou a receber assistência técnico-pedagógica e um aporte financeiro do Governo Federal que será complementado pelo gorverno municipal para a criação das turmas em tempo integral na educação básica. No total, o Município receberá R$ 33. 864,00 para a implementação do projeto, sendo que duas parcelas, totalizando o valor de R$ 16. 932, 66, foi repassada no final de novembro.

Este ano, foram disponibilizadas 20 vagas para alunos do Ensino Fundamental. A seleção dessas turmas ocorreu a partir de critérios próprios do programa sendo que o turno integral reforça o compromisso da Educação com a formação integral dos cidadãos, com qualidade e equidade. As vagas foram preenchidas por alunos da própria escola, conforme escolha de uma equipe da Secretaria em conjunto com a Escola.

O Programa Escola em Tempo Integral, foi  instituído pela Lei nº 14.640 de 31 de julho de 2023, é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, e tem como objetivo fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, para todas as etapas e modalidades. Para este ano, a opção mais viável foi atender a demanda do 3º e 4º Anos, e a ideia é aos poucos ampliar as vagas, buscando sempre priorizar as necessidades mais pontuais que visem ajudar os estudantes com maiores oportunidades.