Ibiaçá sediou 2º Seminário Integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Publicado em 03/12/2014, Por Assessoria de Imprensa

Nesta terça-feira (02), no Centro Cultural de Ibiaçá aconteceu o 2º Seminário Integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

O Pacto é um Programa do Governo Federal, em parceria com os estados e municípios, que tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O 2º Seminário Integrador teve como objetivo a socialização das experiências vivenciadas pelas professoras alfabetizadoras, análise crítica do processo vivenciado pelas crianças, integração da comunidade escolar ao programa e análise das experiências e dos efeitos do programa na prática pedagógica.

A primeira parte do Seminário aconteceu no Centro Cultural, na ocasião estiveram presentes o vice-prefeito, Claudiomiro Fracasso, vereadora Evandra Rossi, e a diretora da EMEF Ricardo Durigon Ana Luisa Panisson Germiniani.

No evento a professora orientadora do PNAIC, Glaucia Maria Pasquali Slongo, abordou sobre o que é o pacto, ações, envolvidos e apoiadores do Programa; Formações; Cadernos trabalhados durante o ano de 2014; Jogos e materiais recebidos e confeccionados; Relatos de cada turma de 1º a 3º ano; e apresentações artísticas dos alunos.

A segunda parte do Seminário foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ricardo Durigon, onde todos os presentes (pais, alunos, professores e autoridades) puderam fazer um circuito de jogos e visitação dos trabalhos que foram desenvolvidos nas salas de aula.

A coordenadora local do PNAIC de Ibiaçá, Mariane Boff Schvvingel, salientou a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos para o processo de aprendizagem. “Agradecemos a todos que contribuem para que o Pacto seja essa grande ferramenta do ensino de nossas crianças. Pais, alunos, professores, direção da escola, poder público, enfim a todos que fazem acontecer, nosso agradecimento especial”, comentou.

O Seminário contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas.