PROGRAMA COZINHA BRASIL

Publicado em 07/11/2014, Por Assessoria de Imprensa

Acontecerá em Ibiaçá nos dias 17, 18, 19 e 20 de novembro, o curso de culinária do programa “Cozinha Brasil” do SESI.

Nesse ano será oferecido cursos para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. O curso Cozinha Brasil, ensinará à população a preparar refeições saudáveis e nutritivas que ajudam a prevenir e combater doenças crônicas como obesidade, hipertensão, colesterol alto e diabetes. Essas são algumas das doenças crônicas não transmissíveis que vêm crescendo entre a população brasileira. Elas são causadas, principalmente, por alimentação inadequada e sedentarismo.

A primeira parte do curso será teórica e tratará sobre a importância da alimentação saudável para a prevenção de doenças. Na segunda parte será preparadas as opções de pratos nutritivos, apresentando um valor nutricional alto, baixo custo e o aproveitamento total dos alimentos.

As aulas incluirão orientações de nutricionistas, cartilhas com informações e receitas, além de certificado de participação. Os cursos serão oferecidos em três turnos, manha, tarde e noite. O turno da manhã estará reservado para as agentes de saúde do município e integrantes do grupo da Terceira Idade de Ibiaçá. No turno da tarde e noite será para a população em geral do interior e da cidade.

Na segunda-feira o tema será diabetes, na terça-feira obesidade, quarta-feira hipertensão e quinta-feira sobre o colesterol alto.

As Inscrições devem ser feitas na Emater de Ibiaçá ou ligar para 3374.1233. As inscrições dos integrantes da Terceira Idade é na Secretaria de Assistência e Inclusão Social, já as agentes de saúde tem vaga reservada pela Secretaria de Saúde de Ibiaçá.

As aulas acontecerão em um caminhão adaptado que ficará na praça central de Ibiaçá e o curso será gratuito.

O cozinha Brasil é uma parceria do Sesi com a Prefeitura Municipal de Ibiaçá, Emater/Ascar de Ibiaçá, Secretaria de Assistência e Inclusão Social, Secretaria da Saúde com o apoio da Câmara de Vereadores de Ibiaçá.

 

Fonte: Lisiane Rosa Carra / Emater Ibiaçá