Ibiaçá promove campanha contra Sarampo e Polimielite

Publicado em 07/11/2014, Por Assessoria de Imprensa

O Posto de Saúde de Ibiaçá estará aberto neste sábado, dia 8, das 8h às 12h e das 13 às 17h para a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. 

Também neste dia acontece a campanha do Novembro Azul com exames preventivos ao Câncer de Próstata das 8h às 12 horas no Posto de Saúde Central.

No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, a população-alvo inclui crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos. 

Já na imunização contra o sarampo, a faixa etária do público-alvo é a partir de 1 ano até 5 anos incompletos.  No caso da vacina oral e da vacina injetável contra o sarampo, as reações são consideradas raras e, no caso da dose contra a pólio, as reações incluem febre ou dor no local da aplicação. A poliomielite, é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação. Para quem não puder comparecer no sábado, poderá levar o filho ao Posto de Saúde até o dia 28 de novembro.  Assessoria de Imprensa.