PRODUTOR LEITEIRO DE IBIAÇÁ RECEBE RESULTADOS DO SUPORTE DADO POR ALUNOS DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UPF

Publicado em 06/06/2023, Por Assessoria de Comunicação

No dia 26 de maio, alunos do curso de Medicina Veterinária da UPF (Universidade de Passo Fundo) realizaram mais uma aula prática no município de Ibiaçá, através da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia Bovina.

Antes da aula, os estudantes da UPF foram recebidos pelo Prefeito Ulisses Cecchin, pelo Vice-prefeito Jones Roberto Cecchin e pela Secretária de Agricultura Andrieli Bernardi Balansin, no Gabinete Municipal.

A turma, em um bate-papo descontraído apresentou para os Gestores os objetivos da disciplina, projetos futuros como estudantes e como profissionais da área da Medicina Veterinária. Foi uma troca de experiência, visto que os Gestores também compartilharam experiências e conselhos aos futuros profissionais.

Na comunidade do Rio Telha, onde está localizada a propriedade da família Lindner, proprietários Ademir e Beloni Lindner, produtores de leite há mais de 20 anos no município, foi realizada a aula prática, com a apresentação dos resultados da primeira visita, realizada em agosto de 2022.

O responsável pela disciplina, o Professor João Ignácio do Canto da UPF, interpretou os resultados apresentados, e junto com os alunos e com o produtor, foram tomadas decisões mais assertivas para chegar a melhores resultados de produção.

As aulas práticas desta disciplina servem para orientar o produtor sobre questões reprodutivas do rebanho, confirmar o diagnóstico da gestação dos animais, avaliar possíveis patologias, além de possibilitar aos alunos a prática com animais e criar relações interpessoais com os produtores.

A Secretária Municipal da Agricultura, Andrieli Bernardi Balansin, ressalta que “nosso município está sempre de portas abertas para aulas como essas. Pois, são momentos que proporcionam crescimento mútuo entre os produtores e alunos."

Acrescenta ainda que mais aulas práticas como essa serão agendadas em nosso município, para que mais produtores recebam essa assessoria.