VICE-PREFEITO PARTICIPA DE REUNIÃO NA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE SOBRE FINANCIAMENTO DE OBRAS DOS HPPs

Publicado em 18/05/2023, Por Assessoria de Comunicação

O Vice-prefeito Jones Cecchin, esteve reunido no dia 10 de maio, junto com a comissão de representantes de municípios gaúchos com hospitais de pequeno porte (HPPs), com a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Na reunião foram debatidos os critérios para nortear um edital do programa Avançar na Saúde voltado para os HPPs, como os hospitais com até 50 leitos são chamados, que deverá ser lançado ainda no primeiro semestre.

Os encontros vêm sendo realizados desde o final de 2022, discutindo como qualificar e valorizar os hospitais de pequeno porte nos municípios. Nesta reunião, foi acertado que o programa irá financiar novas obras, reformas e equipamentos.

O coordenador técnico de Saúde da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Paulo Azeredo, apresentou um estudo da entidade sobre as necessidades de equipamentos, reformas e ampliação de 120 hospitais de pequeno porte do Estado. O próximo passo será um levantamento mais detalhado da Secretaria da Saúde com um diagnóstico sobre as prioridades para a rede de saúde local. 

Os representantes dos municípios também apresentaram questionamentos sobre o edital, recebendo explicações da secretária da Saúde e das diretoras do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (Dgae), Lisiane Fagundes, e do Fundo Estadual de Saúde, Meriana Farid El Kek.  

“O que queremos com essa pauta? Nivelar e alinhar um movimento de valorização dos HPPs”, explicou Arita Bergmann. “Esses hospitais são importantes para as suas regiões”.  

Participaram da reunião além do Vice-Prefeito Jones Cecchin, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Gilmar Sossella, que também é deputado estadual; e os prefeitos de Jacutinga, Carlos Alberto Bordin; Chiapetta, Éder Both; Gaurama, Leandro Puton; Mariano Moro, Irineu Fantin; e Caibaté, Amauri Pires, o vice-prefeito de Jacutinga, Avelino Menegaz.