SECRETARIAS MUNICIPAIS EM PARCERIA COM O SENAR PROMOVEM CURSO DE RECICLAGEM DE MATERIAIS

Publicado em 05/05/2023, Por Assessoria de Comunicação

Na sexta-feira, 28 de abril, concluíram o Curso de Reciclagem de Materiais Alternativos, 18 moradoras da comunidade do Divino do Faxinal, interior de Ibiaçá.

 

A realização do Curso, que teve a duração de 4 dias, foi no Salão da Comunidade do Divino do Faxinal, durante os dias 25, 26, 27 e 28 de abril. O objetivo do curso foi o de oportunizar a geração de renda para as famílias utilizando materiais que podem ser reutilizados, além da percepção de valores importantes sobre a preservação ambiental, ajudando os cidadãos a serem ecologicamente conscientes e mais responsáveis.

 

O curso foi ministrado pela instrutora do Senar, Leila Boeno, que ensinou as alunas como reutilizar materiais que seriam facilmente descartados no dia a dia como os frascos de desodorantes, garrafas de vidro, caixas de leite, garrafas PET e outros.

 

 De acordo com a Diretora de Agricultura Andrieli Balansin, o objetivo é descentralizar a educação, levando mais cursos para as comunidades do interior, e que além do conhecimento, os cursos devem trazer a possibilidade de uma renda extra para as participantes.

 

Uma das participantes destaca o papel Social que o curso proporcionou, pois, a maioria das participantes não se conheciam e mesmo sem ter muito contato uma com a outra, foi criado um laço de amizade muito grande com todas.

 

Representando a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social o Psicólogo Alfredo Alves Ferreira, comenta que “além de estarem aprendendo, estão todas juntas, trocando experiências, aprendendo muito uma com a outra.” E afirma que, “as participantes precisam continuar unidas, pois quanto mais juntas e unidas estiverem, mais chances de o negócio prosperar.”

 

O curso foi ofertado pelo Governo Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Desenvolvimento e Inclusão Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do RS (Senar/RS) e por intermédio do Sindicato Rural de Sananduva.