SAÚDE REALIZA APLICAÇÃO DE INSETICIDA CONTRA MOSQUITO DA DENGUE EM PONTOS ESTRATÉGICOS DO MUNICÍPIO

Publicado em 03/05/2023, Por Assessoria de Comunicação

Visando reduzir, no município, a infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde, junto com a Vigilância Ambiental e em parceria com a Secretaria de Obras, realizou na sexta-feira, 28 de abril, a aplicação de inseticida em locais estratégicos da cidade.

O inseticida é aplicado na superfície dos materias e tem efeito residual, permanecendo por até 60 dias. Assim que o mosquito nasce, ele repousa sobre essas superfícies, absorve o inseticida e morre.

Segundo o Secretário de Saúde do município Migueli Durigon, “investimos mais de 15 mil reais na compra de EPIs (macacões, botas, luvas, máscaras, respirador facial, dentre outros), pulverizadores costais e nebulizador costal, são equipamentos que estão de acordo com as normas exigidas pela Centro Estadual de Vigilância em Saúde, departamento ambiental.

Reorganizamos a Vigilância Ambiental do nosso município, criamos Comitê, Plano de Contingência do Aedes e investimos em insumos e equipamentos, tudo isso pensando na segurança e prevenção da nossa população.”

Migueli reforça que, o sucesso no combate ao mosquito, além de aplicação de inseticida, depende dos cuidados rotineiros nas residências: “medidas simples continuam sendo a melhor e mais eficaz forma de combate à dengue, evitando qualquer tipo de água parada, eliminando materiais sem serventia, mantendo piscinas tratadas e caixas D’água fechadas,” conclui.

O Secretário agradece o empenho das ACE, das ACS, da Secretaria de obras e demais profissionais envolvidos.