REPRESENTANTES DO CEVS/RS SE REUNEM COM GOVERNO MUNICIPAL E LIDERANÇAS PARA AJUDAR NO COMBATE AO BORRACHUDO.

Publicado em 16/03/2023, Por Assessoria de Comunicação

Representantes de Três Coordenadorias do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs/RS) estiveram em Ibiaçá na manhã desta quarta-feira (15), para a reunião com o Prefeito Municipal e grupo de combate ao Simulídeo.

A reunião foi agendada pela Diretora de Agricultura, Andrieli Balansin, e teve por finalidade trazer informações a respeito do projeto de controle do Mosquito Borrachudo, aplicação correta do BTI e a regulamentação do município perante as normas do Estado.

No encontro foi debatido sobre o projeto e programação do controle de simulídeos (mosquito borrachudo) para Ibiaçá, para o ano de 2023.

Após a reunião os técnicos visitaram a construção de uma Calha Parschall modificado, já existente no município, localizada na comunidade do Rio do Meio, que é usada como referência para medição da vazão e escoamento de água da bacia hidrográfica do município.

Após avaliação técnica e confirmação do funcionamento da calha, o município passa para a próxima fase do projeto, que será a avaliação individual de todos os rios existentes no município, em data a ser agendada pela equipe Técnica. Isso servirá para que cada Rio ou córrego das comunidades do Interior, tenha seus dados registrados, para a correta indicação de aplicação do produto BTI e um controle mais eficaz na proliferação do mosquito.

Estiveram presentes na reunião Prefeito Municipal Ulisses Cecchin, a Diretora da Secretaria de Agricultura Andrieli Balansin, Fiscal de Obras e Ambiental Cristiane Both Pizzinatto, a Agente de Endemias Denise Tassi Trentin, o Chefe do Escritório Municipal da Emater Moacir Curzel, representantes da 2ª (Frederico Westphalen), da 6ª (Passo Fundo) e da 11ª (Erechim) Coordenadoria Regional de Saúde (CRS),  do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs/RS).