71A ROMARIA NOSSA SENHORA CONSOLADORA DE IBIAÇÁ

Publicado em 09/03/2023, Por Assessoria de Comunicação

Há 71 anos, o tradicional encontro de católicos acontece na Romaria de Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá que reuniu entre os dias 25 e 26 de fevereiro, aproximadamente mais de 100 mil fiéis no Santuário de Ibiaçá. A celebração de mais de 70 anos havia tido sua realização interrompida nos últimos dois anos em razão da pandemia da covid-19.

 

O Governo Municipal contribuiu para que a Romaria acontecesse da melhor forma possível, o poder público se preparou através das secretarias, servidores, para que os romeiros se sentissem em casa. O objetivo é entregar sempre a melhor estrutura possível para os visitantes, principalmente na romaria. “É de responsabilidade do poder público deixar organizada a cidade para receber os visitantes!” afirma a Prefeito em Exercício na data, Jones Roberto Cecchin. O trabalho do Governo Municipal não se limita ao antes da Romaria, o trabalho é feito durante e depois do evento também. No antes a secretaria de obras trabalha na organização da estrutura da festa, durante a romaria, a Administração trabalha em parceria com a comissão do santuário e com as forças de segurança, e após o evento, o Poder Público Municipal se responsabiliza, através da Secretaria de Obras, com a organização e limpeza da cidade.

A abertura da 71a Romaria, que teve com o lema "Com a Mãe Consoladora no Caminho de uma Igreja Sinodal", contou com a participação das 27 paróquias que integram a Diocese de Vacaria e demais municípios da região. A coroação de Nossa Senhora, foi a ápice da celebração, emocionando os romeiros que acompanharam a cena com muita fé e esperança. Em seguida, a procissão com o carro andor foi guiada pela viatura do Corpo de Bombeiros Voluntários de Tapejara e pela Brigada Militar.

 

A Romaria de 2023 foi uma das maiores Romarias já vistas no município, e o Poder Público agradece a todos que fizeram sua parte para que o evento acontecesse com sucesso, desde os servidores do município, Imprensa, Comissão Organizadora do Santuário, ao Pe Èdio e a toda comunidade.  “Resignação, fé e emoção, é assim que Ibiaçá recebe de braços abertos todos os romeiros que vem à cidade nesse período. O desejo é de que todos se sintam bem e em segurança em nossa cidade, e que ano que vem voltem para receber as bênçãos de Nossa Senhora Consoladora.” Finaliza Jones Roberto Cecchin, Prefeito em Exercício durante o período da Romaria, como mensagem aos Romeiros que visitam Ibiaçá.

 

As romarias de Ibiaçá começaram em 1952, no ano seguinte à chegada do Pe Narciso Zanatta ao município. Ao ser nomeado pároco, Pe Zanatta instituiu a devoção a Nossa Senhora Consoladora, em cumprimento a uma promessa feita enquanto ainda era seminarista.